"O passado não reconhece o seu lugar... está sempre presente."
( Mário Quintana )
Vassourando - ativo desde 17/05/2007.

Freddie Mercury

By Bruxx
16 anos sem Freddie Mercury
05/09/1946 - 24/11/1991

Clique nas imagens para ampliar

20 de março de 1981
Show do Queen, em São Paulo, estádio do Morumbí.

Eu ví... eu tava lá!
Momento único, nem dá pra descrever.
Lembro que saí do serviço, ao meio dia... chequei as 15 horas no estádio.. esperei até as 17 horas para abrirem os portões... e, finalmente, às 21 horas, começava o que seria o show do século.
Lá estava eu, juntamente com mais de 200 mil pessoas, inebriada com as performances do grupo.
Simplesmente, inesquecível.

Se você não teve o privilégio de ver ao vivo, veja aqui



Aqui, mais vídeos dos maiores sucessos do Queen




Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bommi Bulsara, (Zanzibar, 5 de Setembro de 1946 — Londres, 24 de novembro de 1991) foi o vocalista e líder da banda de rock britânica Queen.
Ele é considerado pelos críticos como um dos melhores artistas de sempre e com uma das vozes mais conhecidas do mundo, e numa recente pesquisa realizada com vários músicos conhecidos, ele foi eleito, o melhor cantor de rock de todos os tempos.

Freddie Mercury nasceu na localidade de Stone Town, na ilha Zanzibar, à época colônia britânica, hoje pertencente à Tanzânia, na África Oriental.
Seus pais, Bomi Bulsara e Jer Bulsara, eram indianos de etnia persa.
Mercury foi educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Mumbai, na Índia, onde deu seus primeiros passos no âmbito da canção, ao ter aulas de piano.
Foi na escola que ele começou a ser chamado "Freddie" e, com o tempo até os seus pais passaram a chamá-lo assim.

Depois de se formar em sua terra natal, Mercury e família mudaram-se em 1964 para a Inglaterra devido a uma revolução iniciada em Zanzibar. Ele tinha dezoito anos.
Lá diplomou-se em "Design Gráfico e Artístico" na Ealing Art College, seguindo os passos de Pete Townshend.
Este conhecimento mostrar-se-ia útil depois de Freddie projetar o famoso símbolo da banda.

Algo que poucos fãs sabem é que na escola de artes em que se bacharelou, Freddie era conhecido como um aluno exemplar e muito quieto.
Tinha uma personalidade bastante introspectiva. Concluiu os exames finais do curso com conceito A.
Possui uma série de trabalhos em arte visual, hoje disponíveis em alguns sítios na internet.

Na faculdade ele conheceu o baixista Tim Staffell.
Tim tinha uma banda na faculdade chamada Smile, que tinha Brian May como guitarrista e Roger Taylor como baterista, e levou Freddie para participar dos ensaios.

Mercury em concerto do Queen em Frankfurt (1984).Em abril de 1970, Tim deixa o grupo e Freddie acaba ficando como vocalista da banda que passa a se chamar Queen.
Freddie decide mudar o seu nome para Mercury. Ainda em 1970 ele conheceu Mary Austin, com quem viveu por cinco anos.
Foi com ela que assumiu sua opção sexual,e mantiveram forte amizade até o fim de sua vida.

Mercury compôs muitos dos sucessos da banda, como "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love", e "We Are the Champions"; hinos eloqüentes e de estruturação extraordinária, particulares e sempiternos.

Lançou dois discos solo, aclamados pela crítica e público.
Em 1991 surgiam rumores que Mercury estava com AIDS,que se confirmaram em uma declaração feita por si mesmo em 23 de novembro um dia antes de morrer,vindo a falecer na noite de 24 de novembro de 1991 em sua propria casa.

Em 25 de novembro de 1992 foi inaugurada uma estátua em sua homenagem, com a presença de Brian May, Roger Taylor, da cantora Montserrat Caballé, Jer e Bomi Bulsara (pais de Freddie) e Kashmira Bulsara (irmã de Freddie) em Montreux, na Suíça, cidade adotada por Freddie como seu segundo lar.

Os membros remanescentes dos Queen fundaram uma associação de caridade em seu nome, a "The Mercury Phoenix Trust", e organizaram em 20 de abril de 1992, no Wembley Stadium, o concerto beneficente "The Freddie Mercury Tribute Concert" para homenagear o trabalho e a vida de Freddie.

O cantor também foi conhecido pelo pseudônimo de Larry Lurex e pelo apelido Mr. Bad Guy.


Curiosidades:

- Freddie Mercury por toda sua vida nunca soube dirigir qualquer automovel, sempre teve de contratar chofer.

- Mercury nunca foi Homossexual como muitos criticos dizem, ele era bissexual sempre teve a companhia de homens ou mulheres.

- Seu maior sonho era cantar ao lado de Montserrat Caballé, que na qual pode realiza-lo elaborando o Álbum Barcelona, produzido em 1988.

- Em um Anime chamado Cromartie High School, há um personagem chamado Freddie que possui características físicas que lembram o vocalista Freddie Mercury.


Leia aqui... Queen em São Paulo (1981) e no Rock in Rio (1985)


Créditos: Wikipédia

4 Comente aqui :

Guga Paz vassourou...

Vou confessar, comecei a ler o post e logo deu aquele sentimento de "inveja". hauhauahauaha
Você viu a propaganda da coletânea do Queen? Muita onda, todo mundo cantando as músicas com o bigodão!! Assim que achar posto no blog. hehehe
Bjo, Anja!!

Fabiano Roberto vassourou...

realmente as musicas dele são muito boas, também gosto.

mas sua postagem me fez pensar em outra coisa como o tempo passa rapido, esses 16 anos passaram muito rapido e nem sei direito o que fiz durante tanto tempo...

berenice vassourou...

Ainda lembro cada música do Queen gravada na fitinha cassete que eu ouvia no toca fitas! Sou fã desde sempre e nunca deixei de ouvir, até hoje! Adorei seu blog e este post foi perfeito pra mim!!!

Abraços

viviane vassourou...

noooosssaaa vc foi no show do queen, eu daria tudo pra ter ido, embora eu tenha nascido tres anos depois, ah quer saber ? o que é bom nunca morre e o freddie é muito bom.

Postar um comentário

Olá, Vassourante... bem vindo (a)!
Se você se identificou, se emocionou ou se divertiu com essa postagem, deixe o seu comentário.
Grata pela visita, volte sempre!