"O passado não reconhece o seu lugar... está sempre presente."
( Mário Quintana )
Vassourando - ativo desde 17/05/2007.

Dia das Bruxas - Halloween

By Bruxx
Dia da Bruxx... que dia tão feliz !!!!!!
Um post dedicado, ao meu dia... para compartilhar com meus amigos e amigas queridos !!!!!!

Essa é a minha barriguinha... e essa é a minha Bruxxinha (tatuada em 10/09/2007)


Bruxa, em sânscrito, quer dizer “mulher sábia” ou sabedoria feminina, ou seja, deusa, mulher mágica, mulher = bruxa.

Uma bruxa é geralmente retratada no imaginário popular como uma mulher velha e encarquilhada, exímia e contumaz manipuladora de Magia Negra e dotada de uma gargalhada terrível.
É inegável a conexão entre esta visão e a visão da Hag ou Crone dos anglófonos.
É também muito popularizada a imagem da bruxa como a de uma mulher sentada sobre uma vassoura voadora, ou com a mesma passada por entre as pernas, andando aos saltitos.
Alguns autores utilizam o termo, contudo, para designar as mulheres sábias detentoras de conhecimentos sobre a natureza e, possivelmente, magia.
Image Hosted by ImageShack.us

Na sequência, o post na íntegra, e a historinha da Bruxa Hildegarda... não deixe de ler:

Algumas bruxas históricas adquiriram alguma notoriedade, como é o caso chamadas Bruxas de Salém, a Bruxa de Evóra e Dame Alice Kytler (bruxa inglesa).
São também bastante populares na literatura de ficção, como nos livros da popular série Harry Potter, nos livros de Marion Zimmer Bradley (autora de As Brumas de Avalon), que versam sobre uma vasta comunidade de bruxos e bruxas cuja maioria prefere evitar a magia negra, ou a trilogia sobre as bruxas Mayfair, de Anne Rice.

As bruxas foram implacavelmente caçadas durante a inquisição na Idade Média.
Um dos métodos usados pelos inquisidores para identificar uma bruxa nos julgamentos do Santo Ofício consistia na comparação do peso da ré com o peso de uma Bíblia gigante.
Aquelas que fossem mais leves eram consideradas bruxas, pois dizia-se que as bruxas adquiriam uma leveza sobrenatural.
Frequentemente as bruxas são associadas a gatos pretos, que dentre as Bruxas Tradicionais são os chamados Puckerel, muitas vezes tidos como espíritos guardiões da Arte da Bruxas, que habitam o corpo de um animal.
Estes costumam ser designados na literatura como Familiares.

Diziam que as bruxas voavam em vasouras a noite e principalmente em noites de lua cheia, que faziam feitiços e transformavam as pessoas em animais e que eram más.

Hoje em dia essas antigas superstições como a da bruxa velha da vassoura na lua cheia já foram suavizadas, devido à maior tolerância entre religiões, sincretismo religioso e divulgação do paganismo.
Gerald Gardner tem destaque nesse cenário como o pai da Religião Wicca - A Religião da Moderna Bruxaria Pagã, formada por pessoas que são Bruxos (as) mas que utilizam a "Arte dos Sábios" ou a "Antiga Religião" somente em parte, descartando o uso de magia negra.
Porém há a Arte das Bruxas como era feita antes era chamada de Bruxaria Tradicional. Hoje também pode-se encontrar uma vasta quantidade de livros e sites que explicam a "Antiga Religião" mas que se tratam de Wicca, pois a Bruxaria Tradicional, a Bruxaria como era antes dos Cristãos é mantida por grupos fechados até hoje.

Em algumas regiões do Brasil o termo também pode ser usado para designar uma mariposa (traça em Portugal) grande e de coloração escura.
Talvez por associar-se a imagem da borboleta a uma imagem humanóide feminina como as fadas e, assim, remeter a imagem da mariposa à de uma senhora de idade avançada, de vestes escuras e de hábitos noturnos - a bruxa.

Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, surgiu há mais de 2.000 anos, a prtir da comemoração do Ano Novo do povo celta.
o Samhain, como era chamada a festividade, começava no dia 31 de outubro (que é a data que se comemora o Halloween) e só terminava dia 2 de novembro (Dia de Finados).
Os celtas acreditavam que nesses três dias os espíritos e fantasmas voltavam para fazer o que sentissem vontade. Era considera a melhor época para fazer pedidos.
A origem do nome Halloween, é a contração das palavras All Hallows Even (Noite de Todos os Santos), data anterior ao dia de todos os santos (All Hallows Day, comemorado dia 1° de novembro.


Créditos: Wikipédia.

5 Comente aqui :

fernanda miranda vassourou...

Oi, linda!!!
Vim aki visitar teu blog e amei!!!
Bruxas...não sei como tem gente q tem medo...elas são adoráveis!
Adorei o post...nossa! tem uma gravação minha com uns 7 aninhos ligando numa rádio e pedindo: "eu quero ouvir a música da bruxinha"...hehehe...sempre gostei de bruxas!
Bom, é isso...linkei vc no meu blog, tá?
Bjkssss

slim shady vassourou...

Pois,teu dia ta chegando =)
Na verdade,é amanhã,não ?
o "bruxismo"sempre me chamou a atenção,apesar de conhecer muito pouco sobre o assunto.

Gostei da barriga..quero dizer,da bruxinha =D


abraço !

Bruno vassourou...

Este teu post só confirmou minha impressão: bruxas são tão legais!

Parabéns pelo dia, Bruxx! E, com todo respeito, adorei sua tatuagem :P

Um beijo

Capixaba vassourou...

PARABESNNNNNNNNNNN

Uhhuuuuu é big é big é big

Muito boa a tatto queria "mulher sabia" ou seria "deusa"

de qualquer forma parabens. as tres bruxas ficaram lindas!!

Claudia Lis vassourou...

Bruxx,

Primeiro, Feliz Dia das Bruxas!
Você merece com certeza, por todo encanto e ensinamento que espalha por aí. Adorei o seu post, sua tatoo de bruxinha, os slides, as informações... Tudo muito bom! E é por essas e outras que não poderia deixar de me sentir em casa aqui no Vassourando. Você é mesmo uma bruxinha muito da queridona.

Ah, obrigada por ser a primeirona a comentar no meu post de Dia das Bruxas.

FELICIDADES!!!

Postar um comentário

Olá, Vassourante... bem vindo (a)!
Se você se identificou, se emocionou ou se divertiu com essa postagem, deixe o seu comentário.
Grata pela visita, volte sempre!