"O passado não reconhece o seu lugar... está sempre presente."
( Mário Quintana )
Vassourando - ativo desde 17/05/2007.

Che Guevara - o mito

By Bruxx

Reza a lenda (dos fanáticos) que, Che Guevara,  promoveu a revolução de Cuba pelo mundo.

O grande ícone (como assim, "grande ícone"?) da Revolução Cubana nasceu em Rosario, no interior da Argentina, em 1928. Ernesto Guevara de la Serna era de família de classe média alta. Pouco antes de se formar em Medicina, largou tudo para fazer uma viagem em motocicleta pela América Latina.

Morou em vários países da região, até que na Cidade do México conheceu os irmãos cubanos Raul e Fidel Castro. Junta-se a eles e, em 1956, o grupo desembarca em Cuba. Che se transforma em um dos comandantes do Exército Revolucionário, que toma o poder em janeiro de 1959, ao derrotar as forças do ditador Fulgencio Batista. Comanda as primeiras execuções do regime. Fidel o nomeia presidente do Banco Central de Cuba e, depois, Ministro da Indústria.

Che Guevara - vassourando
Che Guevara - o mito
Depois de conhecer vários líderes mundiais, discursar na ONU e aproximar o seu país do bloco da Europa do Leste, ele renuncia a seu cargo no final de 1964. E decide "promover a revolução", como guerrilheiro em Angola e Congo, e depois, em 1966, parte para a Bolívia.

Lá é emboscado pelo Exército boliviano e reconhecido por um membro da CIA de origem cubana. É executado em 9 de outubro de 1967, aos 39 anos...  clique aqui --> e leia mais

Mas... não se iluda.
Dizem as más (ou boas) línguas que o Che não era o santo, amado, idolatrado, salve, salve, como pregam por aí.
Leia AQUI, a verdadeira história.



Sobre a Autora:
Bruxx Bruxx é autora do [Vassourando]. Casada, mãe e aposentada na área da Saúde. Seu interesse é compartilhar,  tudo o que foi marcante, ao longo do tempo.  Leia mais sobre a autora --> aqui.


0 Comente aqui :

Postar um comentário

Olá, Vassourante... bem vindo (a)!
Se você se identificou, se emocionou ou se divertiu com essa postagem, deixe o seu comentário.
Grata pela visita, volte sempre!